SOBRE O STBT

Quem Somos

Uma Instituição de formação ministerial mantida pelas Convenções Batista Piauiense (CBPI) e Convenção Batista Meio Norte do Brasil (COMNBRASIL), filiada à Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico – ABIBET.





Nossa Missão

Equipar Ministros vocacionados e comprometidos com DEUS tendo em vista a expansão do EVANGELHO DE JESUS CRISTO no Brasil e no mundo.



Nossa Visão

Ser uma Instituição de Formação Ministerial Batista comprometida com a Palavra de Deus e com o ideal de capacitar líderes para o desempenho da obra evangelizadora e transformadora do ser humano no mundo.



Valores

  • >Fidelidade a Deus e lealdade aos princípios bíblicos
  • >Integridade ética e respeito à liberdade de pensamento sem perda dos valores do cristianismo
  • >Ensino teológico de qualidade


PALAVRA DO DIRETOR DO STBT

O Seminário Teológico Batista de Teresina é uma instituição educacional da esfera eclesiástica assistida pela Convenção Batista Piauiense (CBPI) e Convenção Batista Meio Norte do Brasil (COMNBRASIL), filiado à Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET). Os nossos cursos não possuem nenhum vínculo com o Ministério da Educação ou são por ele credenciados, autorizados, reconhecidos ou submetidos à avaliação do Poder Público. Aos concluintes dos estudos aqui realizados, desde a vigência da Lei 9.934/96 (LDB), o possível aproveitamento dos estudos aqui realizados, em cursos reconhecidos, poderá ser feito com base em experiência extraescolar (inciso X do Art. 3ª ou § 2ª do Art. 47 da LDB) ou em conformidade com o Parecer CNE/CES 63 de 19 fev. 2004, conforme aplicável.

Nossos cursos livres visam equipar educadores e ministros vocacionados comprometidos com o Reino de Deus no Brasil e no mundo. Atualmente, oferecemos o Curso de Formação em Ministério Pastoral, presencial e carga horária de 2.460h com duração de quatro anos e o Curso de Formação em Educação Cristã, semipresencial (aulas quinzenais), com carga horária de 1.920h durante dois anos e meio, além do curso de Missiologia, na mesma modalidade e carga horária.

O STBT, dentre outros valores cristãos, prima pela fidelidade a Deus, integridade ética e respeito à liberdade de pensamento e ensino teológico de qualidade. Daí, nosso corpo docente comprometido com o ministério pastoral e a formação acadêmica dos vocacionados da casa.



Pr. Edigar G. S. Leite

Direção Geral



HISTÓRIA DO STBT

O Seminário Teológico Batista de Teresina surgiu da necessidade de formar obreiros para as igrejas da Nordeste brasileiro, especialmente, nos Estados do Piauí e do Maranhão. Foi quando homens visionários, nos idos 1985, os pastores José Rocha (in memorian), Genival Costa e Silva, Enemésio Lima Souto abraçaram, pela fé, o sonho que se tornou realidade logo no ano seguinte, em 1986. Antes, doze igrejas batistas, representadas por seus líderes, formaram uma “Associação das Igrejas Mantenedoras”, estatutariamente composta por uma diretoria eleita. Atualmente, mantido pelas Convenções Batista Meio Norte do Brasil – COMNBRASIL - e Batista Piauiense – CBPI, filiado à Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico - ABIBET, com uma história de mais de trinta anos.

Em três de março de 1986, no prédio alugado do Colégio Piloto localizado na Rua Desembargador Freitas, próximo à Clínica Batista Peggy Pemble, antiga residência do saudoso irmão Amâncio Calland, iniciou-se o primeiro ano acadêmico com um número de trinta e três matriculados distribuídos nos cursos de Teologia e Educação Religiosa. Passados dois anos, alugou-se outro imóvel na vizinha Av. Campos Sales, centro norte de Teresina, por igual período. Em seguida, transferiu-se para as instalações da Igreja Batista da Alvorada, também por um período de dois anos.

Em sua peregrinação, o STBT, a convite da Primeira Igreja Evangélica Batista em Teresina, ocupou a parte superior do prédio durante as noites semanais por um período de cinco anos, logo, transferindo-se para as instalações da Igreja Batista Metropolitana, proximidades da Convenção Batista Piauiense – CBPI -, por mais um ano.

De volta às instalações da Igreja Batista da Alvorada, com a grata promessa de construção de sua sede no tempo máximo de outros dois anos num terreno conjugado ao prédio da referida igreja. Os incansáveis serviços da missionária norte-americana, Peggy Pemble, através de contatos com vários irmãos norte-americanos, especialmente os da “Fundação Boby Wilkes”, iniciaram-se as obras que resultaram no confortável imóvel que é hoje o STBT.

É certo que nossas igrejas locais e arredores, levantaram-se unidas, ora contribuindo financeiramente, ora dispondo-se voluntariamente em diárias de trabalho “braçais” com os olhos naqueles que o Senhor da seara chamar para os vastos campos missionários.

Após o ano 2000 o STBT, após tamanha peregrinação conquistou o seu patrimônio próprio, transferindo-se para as atuais instalações, localizada nas proximidades da Igreja Batista da Alvorada, zona norte de Teresina. Daí, resta-nos reconhecer o esforço daqueles que, nesse processo histórico, prestaram relevantes serviços ao Reino de Deus que continua chamando vocacionados para as igrejas e campos missionários.

Ao longo dessa jornada, o Pr. Enemésio Lima foi o que mais tempo esteve na direção desta Casa de Profetas. Em seguida, Pr. Vicente Barbosa e, atualmente, Pr. Edigar Leite, ambos, ex-alunos do STBT.



Pr. Enemésio Lima Souto

Primeiro Diretor do STBT


© DEX Soluções 2018 - Todos os direitos reservados.